Bem Vindos ao Blog do Terror!

sábado, 30 de agosto de 2008

The Mist - Nevoeiro Misterioso - Ver com comentários

The Mist - Nevoeiro Misterioso
-
-
Título Original: The Mist
Realizador: Frank Darabont
Argumentista: Frank Darabont (Baseado na novela homónima de Stephen King)
-
-
Ano/País: 2007 - EUA
-
Intérpretes: Thomas Jane, Marcia Gay Harden, Laurie Holden, Andre Braugher, Toby Jones, William Sadler, Jeffrey DeMunn, Frances Sternhagen, Nathan Gamble, Alexa Davalos, Chris Owen, Sam Witwer, Robert C. Treveiler, David Jensen, Melissa Suzanne McBride
-
Sinopse: “Depois de uma violenta tempestade assolar uma cidade em Maine um nevoeiro cerrado instala-se na manhã seguite. À medida que o nevoeiro envolve a área um grupo de pessoas fica preso numa mercearia local, entre eles está a personagem David Drayton e o seu filho de 5 anos. Em breve as pessoas apercebem-se que dentro do nevoiro residem numerosas espécies horrendas, criaturas horriveis que entraram através de um canal inter dimensional criado por uma base militar. O mundo à volta destas pessoas rapidamente se torna num autêntico inferno na terra, enquanto estes horrorizados, tentam desesperadamente sobreviver a esta catástrofe apocalíptica.” [Filmes de Terror.com]
-
O Meu Comentário:
-
Aviso: alguns leitores, mais susceptíveis, poderão entender algumas partes do comentário como "spoilers".
-
Frank Darabont prova uma vez mais que é um realizador especialmente dotado para adaptações de obras do Stephen King, começou por realizar a pouco conhecida curta metragem “The Woman in the Room” da qual não tenho opinião, pois não a vi, depois realiza um drama prisional de grande qualidade “The Shawshank Redemption” e mais tarde, porventura a sua obra mais conhecida, “The Green Mile”, um drama com contornos sobrenaturais muito bem concebido.

A sua mais recente adaptação “The Mist” apesar de ser a quarta é a primeira no domínio do Terror.
Darabont aproveitou da melhor maneira as experiencias anteriores, fazendo um filme de terror maduro com um argumento muito sólido, tirando máximo partido dos personagens secundários.

Seguindo-se a uma enorme tempestade, surge um nevoeiro estranho que se propaga velozmente. Enquanto grande parte da população de uma pequena cidade do Maine (como não podia deixar de ser) compra mantimentos e materiais para fazer face aos estragos causados pela tempestade, o nevoeiro invade a cidade, surge então o alerta que á algo mortífero no nevoeiro, que os obriga a refugiarem-se no supermercado, cenário da maior parte da trama.

Darabont consegue um filme de grande suspense, que mantém o espectador em alerta máximo e bem desperto, porém a grande mais valia do filme é a tensão sempre em crescendo vivida pelos sobreviventes no interior do supermercado. Aposta forte nos secundários e nas suas reacções aos acontecimentos, particular ênfase para uma fanática religiosa (soberbamente interpretada pela actriz Marcia Gay Harden), que desde o início prega o fim do mundo, e que com o adensar da trama vai ganhando grande influência sobre a esmagadora maioria dos sobreviventes e seus comportamentos.

A situação torna-se tão perigosa e tensa dentro do supermercado como fora, levando a um pequeno grupo que conseguiu evitar o pânico e histeria colectiva, a tentar a sua sorte fugindo com o objectivo de irem o mais longe possível, e com sorte até ao fim do nevoeiro...

O ambiente do filme é muito bom tirando o melhor partido do nevoeiro cerrado, criando um eficaz ambiente claustrofóbico, a qual se junta uma eficaz banda sonora e efeitos especiais de muito bom nível, sendo os monstros muito credíveis.
As interpretações são muito boas, de actores muito presentes neste universo Stephen Kingiano (digamos assim!)

Mas o que torna este filme, um filme de qualidade superior, um filme memorável, é o seu final surpreendentemente irónico, mas muito credível, uma daquelas ironias trágicas que a vida nos prega, sem apelo nem agravo...

4 comentários:

The movie_man disse...

Boas. The Mist é, na minha opinião, um dos melhores filmes de terror e suspense dos últimos anos, numa altura em que abunda muita falta de originalidade dentro do género. Um grande filme dum grande realizador. E o final é totalmente irónico e surpreendente.

www.moviewagon.blogspot.com
www.horroricons.blogspot.com

Ana Lúcia disse...

The Mist na minha opinião é sem duvida um dos melhores filmes de terror que alguma vi. É um filme bastante original e o final é inesquecivel. Um optimo filmes para todos os fãs do género.

Me permita disse...

O Nevoeiro é um ótimo filme de terror! Superou as minhas expectativas!

Anónimo disse...

Boas, parece que tens bom gosto no que toca a filmes, este de mist foi realmente algo de extraordinario, espreita aqui, pode ser que gostes.

http://xploitedforum.vampire-legend.com/forum.htm