Bem Vindos ao Blog do Terror!

domingo, 25 de maio de 2008

Diário dos Mortos - Ver com comentários

Diário dos Mortos
-
-
Título Original: Diary of the Death
Realizador: George Romero
Argumentista: George Romero
-
Ano/País: 2007 - EUA

-

Sinopse: “Voltando atrás nos acontecimentos do Night Of The Living Dead de 1968, George A. Romero re-inventa a forma como os zombies se ergueram da primeira vez, como testemunhado por um grupo de estudantes de cinema. O filme segue este grupo através dos olhos da câmera que o Jason utiliza, um dos participantes do grupo, à medida que cada um deles tenta viajar para suas casas de forma a visitar as suas famílias.” [Filmes de Terror.com]

-

O Meu Comentário:

-
Apesar da inovação, na forma como filma, aderindo à nova moda(?) de filmar com câmaras digitais e aproveitando as câmaras vídeo-vigilantes de alguns edifícios, como se fosse um documentário-reportagem, no essencial a visão cinematográfica do Mestre Romero mantém-se, e ainda bem.

Um filme onde impera a critica social, com especial foco nos média e nas novas tecnologias, o estudo do comportamento humano em situações de crise (as semelhanças com os acontecimentos de New Orleans não são pura coincidência!), o excelente humor (gostei da homenagem cinéfila às múmias) e, sim, também o terror.

Inventivo sem se deixar cair nos clichés do género, e, mais importante, sem cair em repetições dos seus filmes anteriores.

Num plano mais introspectivo, gostei, da dicotomia em que, se por um lado existe o dever de tentar filmar tudo o que vai acontecendo, para divulgar a verdade dos acontecimentos a milhares de pessoas através da Net, podendo mesmo ser encarado como um acto heróico, por outro lado o poder conferido ao portador da câmara, de emocionalmente passar ao lado dos acontecimentos e se distanciar da acção, como se câmara fosse um escudo, eventualmente podendo ser encarado como um acto altamente altruísta.

Duma forma geral o que mais aprecio nos filmes do Mestre, é a forma como no meio de toda aquela loucura surrealista ele retrata/crítica de forma tão congruente (escarafuncha o dedo na ferida) e realista a sociedade e natureza humana, provando que o género “Terror” também pode ser (e é!) um género nobre do cinema.

Tiago Gomes

2 comentários:

The movie_man disse...

Boas. Sendo fã do trabalho de Romero e da sua saga de zombies, aguardei com alguma expectaiva esta nova incursão do cineasta no género. E não me arrependi. Um dos mehores filmes de terror deste ano, sim senhor. Com um toque de inovação mas sempre com a mesma critíca social, tão presente nos trabalhos anteriores de Romero.

Trashcinema disse...

o filme nao é mau, embora tenha que dizer que a versao de 1985 está alguns furos acima, sobretudo na sátira social