Bem Vindos ao Blog do Terror!

domingo, 29 de junho de 2008

Creep - O Túnel do Medo - Ver com comentários

Creep - O Túnel do Medo
-
-
Título Original: Creep
Realizador: Christopher Smith
Argumentista: Christopher Smith
-
Ano/País: 2005 - Reino Unido / Alemanha
-
-
Sinopse: “O que faria se ficasse preso no metro, depois de adormecer e perder o último comboio? Kate adormece na estação do metro e perde o último comboio da noite. Ela tenta sair de todas as formas até perceber que foi totalmente esquecida. Já é bastante aterrorizante a ideia de ter que passar a noite sózinha, até que os portões se abram e o primeiro comboio da manhã circule. Mas o que Kate não sabe é que os túneis escuros escondem um submundo habitado por mendigos e pequenos animais do esgoto. E esconde também uma forma de vida estranha e perigosa…” [Filmes de Terror.com]
-
O Meu Comentário:
-
Tédio, Tédio e mais Tédio.
Muito fraco, começando por um argumento que faz meras colagens de vários sub-géneros de terror, mas sem a miníma solidez e consistência ou um pingo de originalidade, nem sequer um enredo lógico, juntando-se a isso uma realização, em que se nota que Cristopher Smith leu o livrinho das regras para filmes de terror e o seguiu à letra, cliché atrás de cliché, sem nenhuma criatividade ou um rasgo de inovação, más prestações dos actores, um monstro que mete mais dó do que assusta...
Enfim, muito mau, a evitar por todos, fãs de cinema de terror incluídos. Pena eu não o ter evitado...

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Fantasmas de Marte - Ver com comentários

Fantasmas de Marte
-
-
Título Original: Ghosts of Mars
Realizador: John Carpenter
Argumentista: Larry Sulkis, John Carpenter
-
-
-
Ano/País: 2001 - EUA
-
-
Intérpretes: Natasha Henstridge, Ice Cube, Jason Statham, Clea DuVall, Pam Grier, Joanna Cassidy, Richard Cetrone, Rosemary Forsyth, Liam Waite, Duane Davis, Lobo Sebastian, Rodney A. Grant, Peter Jason, Wanda De Jesus, Doug McGrath
-
Sinopse:“Natasha Henstridge (Espécie Mortal) é Melanie Ballard, uma decidida tenente da polícia, em Marte, no ano de 2025. Quando há algum tempo que os humanos colonizaram o planeta e exploram os seus minerais. Quando Ballard e a sua equipa são enviados para uma região remota, com o objectivo de capturar um perigoso criminoso, James ‘Desolation’ Williams, interpretado por Ice Cube (Os Três Reis), descobrem que este é o menor dos seus problemas. As operações mineiras despertaram um exército mortífero de espíritos marcianos que ocupam o corpo dos humanos e que só vão parar quando destruirem todos os invasores do seu planeta.” [Filmes de Terror.com]
-
O Meu Comentário:
-
Ver este filme de John Carpenter é como assistir a um grande concerto de uma banda de Hardrock oldschool puro e duro, divertimo-nos, surpreendemo-nos com a mestria, e saímos com aquela sensação de liberdade, fantástico!

Este filme respira por todos os poros a John Carpenter. Todos os elementos do filme se conjugam para aquele que é um dos melhores filmes de Carpenter.
Desde a escolha do casting escolhendo actores carismáticos que assentam em filmes série b como uma luva, passando pelo visual futurista do filme, argumento simples mas eficaz, acção á boa maneira dos westerns clássicos, montagem dinâmica, elementos irónicos e satíricos criticando, com um sentido de humor característico de Carpenter, a sociedade americana (o planeta, é nosso, já não é dos Marcianos...), banda sonora como elemento constituinte do filme e não como simples adorno, o ambiente gótico, a caracterização dos heróis e dos vilões (fantasmas “Marilynmansonianos”) enfim tudo.

Não há muito mais a dizer,”Os fantasmas de Marte” é Carpenter a rock`en´rolar, e está tudo dito, os fãs (eu incluído) vão adorar, os outros passem ao lado....

quinta-feira, 19 de junho de 2008

O Orfanato - Ver com comentários

O Orfanato
-
-
Título Original: El Orfanato
Argumentista: Sergio G. Sánchez
-
-
-
Ano/País: 2007 - Espanha / México
-
-
-
Sinopse: “Laura passou os anos mais felizes da sua infância num orfanato à beira do mar, onde recebeu cuidados dos funcionários e dos outros órfãos que amava como irmãos. Trinta anos depois, ela retorna com o seu marido, Carlos, e Simon, o filho de sete anos, com o sonho de restaurar e reabrir o orfanato há muito abandonado como abrigo para crianças inválidas. O novo lar e os seus mistérios despertam a imaginação de Simon e o menino cria uma rede de histórias fantásticas e jogos pouco inocentes. São brincadeiras perturbadoras que começam a incomodar Laura e que trazem memórias incomodas e há muito esquecidas da sua própria infância. Conforme se aproxima o dia da inauguração, a tensão instala-se na família. Carlos permanece céptico, pois acredita que Simon está a inventar só para chamar a atenção. Mas Laura aos poucos convence-se de que algo terrível anda pela velha casa, algo que espera emergir e infligir danos extremos à sua família.” [Filmes de Terror.com]
-
O meu comentário:
-
Atenção o último parágrafo deste comentário pode ser considerado como Spoiler, não estou bem certo disso, mas pronto fica o aviso.
-
Começo o meu comentário por dar os meus sinceros parabéns ao cinema Espanhol.
Pois é, mais um filme de grande qualidade dos nuestros hermanos.
Juan Antonio Bayona, consegue um filme de terror em que todos os elementos se conjugam para a qualidade do filme, nada falha:

- Argumento de Sergio Sánchez, que cria uma belíssima história de cariz trágico, mas de grande sensibilidade sobre o amor maternal e os fantasmas internos e externos que assolam a sua relação com o pequeno Simón.
- Interpretações muito boas. Com particular destaque para Belén Rueda que arrebata o espectador com uma interpretação assombrosa.
- A qualidade da fotografia, quer pela tonalidade sombria criando uma atmosfera perfeita para o terror psicológico de “O Orfanato”, quer pelas paisagens escolhidas para cenário do filme, belas porém misteriosas, ajudando ao desconforto do espectador (a gruta, o praia, o farol, a própria mansão).
- a excelente qualidade sonora (neste aspecto incluo-o, efeitos sonoros(sempre muito bem inseridos, no timing certo), banda sonora, e o som propriamente dito)
- A realização de Juan Antonio Bayona consegue juntar todos esses elementos de forma inteligente e equilibrada, numa realização contida, de modo clássico, dispensando os efeitos computorizados e recorrendo poucas vezes a sustos choque (quando o faz, faz bem e dentro do contexto), dando sempre prioridade à atmosfera do filme e ao envolvimento dos actores com a trama. Revelando ser um excelente contador de histórias.

Apesar de uma temática pouco inovadora, semelhante a outros filmes (como ex. Os Outros), este filme está, mesmo, muito bem feito, de qualidade muito acima da média.

Só um pequeno apontamento de opinião, muito pessoal, eu por mim teria dispensado as cenas finais com o marido de Laura, terminaria o filme com a Laura a abraçar o filho rodeada pelas outras crianças, o final ficaria, na mesma, bem explicado mas de uma forma mais subtil, menos óbvia.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

O Acontecimento - Ver com comentários

O Acontecimento
-
-
Título Original: The Happening
Realizador: M. Night Shyamalan
Argumentista: M. Night Shyamalan
-
-
-
-
Ano/País: 2008 - EUA / India
-
-

Intérpretes: Mark Wahlberg, Zooey Deschanel, John Leguizamo, Ashlyn Sanchez, Betty Buckley, Spencer Breslin, Robert Bailey Jr., Frank Collison, Jeremy Strong, Alan Ruck, Victoria Clark, M. Night Shyamalan

Sinopse: “O filme mostra uma catástrofe ambiental climática, uma crise de larga escala que força toda a humanidade a combater a natureza para sobreviver. Um força ou vírus está a levar a população a enlouquecer e a cometer suicídio em massa. Wahlberg é Elliot Moore, um professor de ciências que tenta proteger os seus filhos da fúria da natureza.” [Filmes de Terror.com]

O Meu Comentário:
-

Em O Acontecimento, M. Night Shyamalan consegue uma obra que se situa nas antípodas do cinema catástrofe comercial, uma realização muito sóbria, discreta, minimalista, em que os protagonistas tem reacções muito humanas e realísticas a situações de crise.

A contribuição dos actores neste aspecto do filme foi muito positiva, com especial destaque para John Leguizamo, e o seu esforço para não se ir abaixo, e para Mark Wahlberg, no seu esforço constante em controlar as emoções e reagir racionalmente.

Consegue, bem á maneira da escola hitchcockiana, criar momentos de grande tenção e mostrar o medo e terror, de uma forma implícita, utilizando em vez de efeitos especiais, ou de cenas muito gráficas, as próprias reacções humanas (medo, frustração, desorientação, desespero), criando um ambiente claustrofóbico crescente, mesmo em cenários abertos como o campo ou estradas, utilizando o vento na vegetação e arvoredo como uma forte arma aterrorizadora (neste aspecto do filme foi genial!).

Como aspectos negativos destaco no final a exagerada enfâse romântica dada ao casal protagonista, até porque a química entre Wahlberg e Zooey Deschanel não foi famosa...

Penso também que nalgumas cenas a banda sonora, não resultou muito bem, dando a sensação de estar mais á frente que os acontecimentos relevados, ou seja nalgumas cenas a música já ia num clímax de tensão, enquanto a tensão na tela ainda crescia.

Devo dizer, ainda, que adorei o genérico inicial, o efeito das nuvens está muito bem conseguindo, marcando logo de início o ambiente do filme.

Dum modo geral, um bom filme e uma boa realização, M. Night Shyamalan mostra que, não sendo nenhum génio, é um realizador muito seguro, sóbrio, com ideias bem definidas e é um dos realizadores mais aptos para Thrillers de suspense.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Solstício - Ver com comentários

Solstício
-
-
Título Original: Solstice
Realizador: Daniel Myrik
Argumentista: Daniel Myrik, Ethan Erwin, Marty Musatov

-
Ano/País: 2007 - EUA
-
-
-

Intérpretes: Elisabeth Harnois, Shawn Ashmore, Tyler Hoechlin, Amanda Seyfried, Matt O'Leary, Hilarie Burton, R. Lee Ermey, Jenna Hildebrand

Sinopse: “Uma jovem rapariga descobre um segredo perturbador da sua irmã gémea, irmã que se suicidou apenas meses antes…” [Filmes de Terror.com]
-
O Meu Comentário:
-
Solstício começa por ser mais um típico filme de Terror em que um grupo de amigos adolescentes parte em viagem de finalistas para um local (neste caso a casa de campo de uma das amigas) onde começam a suceder alguns fenómenos estranhos, apesar deste inicio algo insipiente, consegue criar um nível de suspense elevado e um clima de tensão sempre em crescendo até ao final, transmitindo de forma gradual um certo desconforto e terror ao espectador, não há uma cena que assuste muito por si só, mas sim o próprio desenvolvimento da trama e o ambiente cada vez mais tenso do filme até ao final, nesse aspecto está bem concebido.

A prestação dos actores é de um modo geral mediana, mas minimamente competente para o filme resultar.

A realização peca por ter incluído, principalmente na parte inicial do filme, alguns pequenos sustos já muito banalizados neste tipo de filmes, que nada acrescentaram de valor ao filme, porém para meio do filme “acerta o passo” e consegue resgatar o filme dessa mesma banalidade, conseguindo um bastante razoável filme de terror e suspense, que se recomenda não para ver num cinema, mas num serão, em casa, num ambiente mais intimista....

Tiago Gomes